Diversos blogs, sites e políticos ligados, ou simpáticos, ao Partido dos Trabalhadores estão capitalizando em cima da morte de Dona Marisa e atribuindo sua morte à operação Lava-Jato e até a Rede Globo.
A estratégia política baseada no problema de saúde de Marisa já estava claro quando a equipe de marketing do PT criou o hashtag #forçamarisa quase que imediatamente a sua internação. Depois, enquanto sua estava em último estágio na UTI, Lula fez o seguinte post:

Nota da Bancada do PT na Câmara Distrital do Distrito Federal publicou uma nota sobre a morte da Dona Marisa Letícia dizendo: "Dona Marisa Letícia foi vítima fatal do ódio e da intolerância praticados e incitados por setores da sociedade aos quais caberiam ilimitado compromisso com a verdade dos fatos e estrita obediência às leis, mas que, atendendo exclusivamente a interesses pessoais e propósitos políticos".
Paulo Okamotto, petista denunciado pela Lava Jato junto com Lula, Marisa e Leo Pinheiro, culpa o AVC de Marisa Leticia a Lava Jato.
O Jornalista Paulo Henrique Amorim fez um vídeo intitulado: AVC da D.Marisa está na conta do Moro.
A Revista Forum publicou um artigo com o título: O Assassinato de Dona Marisa - http://www.revistaforum.com.br/blogdorovai/2017/02/02/o-assassinato-de-dona-marisa. O artigo começa assim: "A morte de Dona Marisa Letícia não foi natural. Ela foi sendo assassinada aos poucos por um conluio, cujo pilar foi a mídia tradicional com destaque ultraespecial às Organizações Globo, à grande maioria do Judiciário envolvido nas investigações da Lava Jato e a uma classe política corrupta que se lambuzou em acusações sem provas contra ela e sua família".



O fato de Lula ter autorizado a doação dos órgão de Marisa também está sendo fortemente capitalizado, como memes e comentários, nas redes sociais como sinal de grandeza, honestidade e caráter do ex-presidente indiciado em 5 crimes pela Lava Jato.
Após a morte de Marisa Letícia os advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva já registraram queixas legais em que pedem a prisão do juiz federal Sergio Moro por abuso de autoridade, difamação, calúnia e injúria, o que para os familiares foi o que ocasionou a morte de Marisa.